sábado, 30 de abril de 2011

PARA QUEM TEM O COBRA 148 GTL

Sem dúvidas é um dos melhores rádios em qualidade de transmissão e recepção, só quem teve ou tem pode ter certeza do que falo, e sempre foi homologado pela anatel.
Bom para unidade fixa e móvel, alem de ter uma excelente aparência. Deixo abaixo maiores informações:







sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tabela de Canais e suas Freqüências utilizadas em VHF Marítimo

O uso do rádio vhf marítimo é obrigatório na maioria das embarcações, e o meio de pedir socorro, informações metereológicas, entre muitas outras coisas.
Por isso seu uso e organizado para que um grande número de pessoas o utilizem sem congestiona-lo.




CONSULTE TABELA


O QUE É UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA ?



Pois bem, podemos dizer que uma onda eletromagnética é o resultado dos aumentos e diminuições rápidos de um campo magnético que, por sua vez, é produzido pela energização e desenergização alternada de um circuito que, em linguagem eletrotécnica, chama-se oscilador, que é especialmente projetado para a geração dessas ondas.
Parece meio complicado, à primeira vista, mas não é não. Veja que, na verdade, o oscilador é uma parte do equipamento de radiocomunicação responsável pela geração das ondas eletromagnéticas, que, a partir da antena, são colocadas na atmosfera.
Para você entender melhor esse fenômeno, imagine o que acontece quando jogamos uma pequena pedra sobre uma superfície de águas calmas de um lago. Certamente, vai gerar uma série de ondas que irão se propagar a partir do local onde a pedra foi jogada; nesse exemplo, a pedra faz as vezes do oscilador e a superfície do lago da atmosfera terrestre, onde as ondas eletromagnéticas se propagam.
Veja que interessante: a onda gerada pela pedra é proporcional ao seu tamanho , isto é, se jogássemos uma pedra grande geraria ondas, também, grandes. O mesmo acontece com o oscilador de um equipamento de radiocomunicações, ou seja, pode gerar vários tipos de ondas eletromagnéticas.








Veremos, a seguir, um pouco sobre a terminologia da onda eletromagnética.
TERMINOLOGIA
Uma onda  é composta de uma parte positiva, que fica acima da linha média (tempo/distância). Sua crista é o ponto de maior amplitude em relação à linha média, e uma parte negativa, que fica abaixo da linha média, e seu cavado é a parte de maior amplitude em relação à linha média (é o inverso da crista). A onda eletromagnética, como portadora e transportadora da mensagem, tem características como amplitude e frequência, que irão influenciar na propagação, ou seja, alcançarão ou não os lugares desejados.





CICLO
É a distância entre dois pontos iguais. Observando o esquema anterior, podemos dizer que o ciclo compreende a distância entre 0° e 360°.
AMPLITUDE
É a distância vertical entre um ponto da onda e a linha de tempo/distância. Assim, a amplitude indica a sua intensidade (força) no ponto considerado.
FREQUÊNCIA
É o número de oscilações ou ciclos de uma onda durante um período de tempo. A unidade com que se mede a frequência denomina-se, ciclo por segundo (c/s) ou Hertz (Hz), ou seja, um Hertz é a frequência ou uma oscilação de uma onda cujo período é um segundo.
Normalmente, devido ao uso de grandes valores para a frequência, recorremos aos seus múltiplos:
kilohertz (kHz), megahertz (MHz), gigahertz (GHz) e terahertz (THz)


1 Hz
1 kHz
1 MHz
1 GHz
1 THz
= 1 c/s
= 1 x 103 Hz
= 1 x 106 Hz
= 1 x 109 Hz
= 1 x 1012 Hz

terça-feira, 26 de abril de 2011

TVI INIMIGA DO RADIOAMADOR

A pior coisa que pode acontecer é saber que sua estação esta emitindo interferência nos equipamentos eletrônicos dos seus vizinhos, e nem sempre é fácil achar um filtro de TVI para instalar na saída do rádio.
vou colocar algumas dicas para reduzir a TVI e assim fazer aquele QSO mais tranquilo.
VEJA AS DICAS

domingo, 24 de abril de 2011

A exposição a ondas eletromagnéticas causa risco de câncer?

Os estudos realizados mundialmente - sob a coordenação da Organização Mundial de Saúde (OMS) - não demonstraram a ocorrência de câncer ou outro efeito adverso à saúde como resultado da exposição a limites abaixo daqueles estabelecidos no padrão internacional e regulamentados no Brasil, pela Anatel, por meio da Resolução 303/2002. Esses estudos sobre a exposição contínua de longa duração a campos eletromagnéticos de radiofreqüências demonstram que, abaixo dos níveis estabelecidos, não há efeito contrário à saúde.

sábado, 23 de abril de 2011

CABO COAXIAL


O cabo usado para a instalação de um rádio transmissor é tão importante como a antena e o rádio, pois sua qualidade, sua forma de instalação e o seu tipo influencia diretamenta a potência de saída em wats do seu rádio. A sua medida deve ser calculada conforme postagem anterior ( Medindo o cabo para PX ) e abaixo uma tabela para saber qual a perda de potência com cada tipo de cabo.




quinta-feira, 21 de abril de 2011

Requisitos para a licença

Você precisa de uma licença fácil de se obter para transmitir em uma freqüência de radioamador. Os testes para a licença abrangem a teoria da eletrônica e as regras e regulamentações do radioamadorismo. Cada país possui suas próprias disposições para o licenciamento. Muitos países compartilham muitas das mesmas faixas de freqüência com os radioamadores dos Estados Unidos. Cada classe de licença permite a operação em determinadas freqüências, utilizando certos modos. Quanto maior a classe da licença, mais faixas de freqüência estarão disponíveis para o uso. Nos Estados Unidos a Americam Radio Relay League - em inglês (ARRL, liga americana de rádio-amadores) auxilia muitas pessoas a se tornarem rádio-amadores. A ARRL foi organizada em 1914, por H.P. Maxim, para ajudar a retransmitir as mensagens de rádio. Na época, a maioria das mensagens tinha um alcance de 40 km e eram transmitidas em torno de 1,5 MHz, na extremidade elevada da banda de radiodifusão AM. A ARRL possui publicações muito úteis.

Freqüências, modos de transmissão e Atividades do radioamador

Os radioamadores usam uma variedade de frequências (em inglês) para as comunicações. Os não-radioamadores podem "ficar na escuta" por meio de seus próprios receptores ou rastreadores de rádio. Os radioamadores podem usar muitas faixas de freqüência ao longo do espectro de rádio. Eles operam logo acima da banda de radiodifusão AM até a região das microondas, na faixa dos gigahertz. Muitas faixas de radioamador (em inglês) se encontram na faixa de freqüências que vai desde acima da banda do rádio AM (1,6 MHz) até logo acima da faixa do cidadão (27 MHz). À luz do dia, 15 a 27 MHz é uma boa faixa para comunicações à longa distância. À noite, a faixa de 1,6 a 15 MHz é melhor para as comunicações a longa distância. Essas faixas às vezes são chamadas, historicamente, como faixas de ondas curtas (como em "rádio de ondas curtas"). Ao contrário das freqüências usadas pelas estações de rádio FM e estações de TV, que estão na linha visada e, portanto, limitadas a 65 ou 80 quilômetros, as ondas curtas provenientes do transmissor são "refletidas" na ionosfera para a antena do receptor. Quanto maior a freqüência, menor é o comprimento da onda.
Alguns operadores de radioamador usam o confiável código morse, enquanto outros usam a voz. Os sinais de código morse (bips) freqüentemente chegam aonde as transmissões de voz não conseguem. Há também muitos modos digitais e os radioamadores usam modems de rádio para se comunicar em diversas redes.

Como funciona e Por que ter um radioamador?

Um adolescente na Flórida faz amigos via rádio com jovens na Alemanha. Um engenheiro de aeronaves em Washington participa de um concurso anual e troca indicativos com radioamadores de cem países durante um único fim de semana. Na Carolina do Norte, voluntários enviam mensagens de saúde e de ajuda humanitária após a passagem de um furacão.
Essa mistura de divertimento, serviço de utilidade pública, amizade e conveniência é o recurso principal do radioamador. Curiosidade: nos Estados Unidos, os radioamadores recebem o apelido de "ham", palavra que significa literalmente "presunto". A verdadeira origem desse termo parece ter se perdido no tempo, mas há várias teorias. Ele pode ser simplesmente uma maneira abreviada de dizer a primeira sílaba de "amateur radio", como se diz por lá, ou pode ter sido usado originalmente como uma ofensa. Os radioamadores entram neste ramo por várias razões, mas todos eles possuem um conhecimento básico da tecnologia, regulamentações e princípios de operação do rádio.
Um aparelho de rádio amador pode ser portátil e acessível. Veja como iniciar nesse mundo da comunicação sem fronteiras!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Procedimentos para a rádio comunicação

terça-feira, 19 de abril de 2011

A radiocomunicação digital da Polícia Militar de Sp ganha eficiência.



O Governo do Estado de São Paulo já investiu, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, R$ 284 milhões no sistema de radiocomunicação digital da Polícia Militar. Entre os objetivos estão intensificar a segurança na comunicação policial, evitando a interceptação das mensagens por pessoas que não são da corporação; bem como o compartilhamento e integração de dados visando melhores resultados no atendimento à população.Os equipamentos adquiridos são de última geração e compatíveis com a rede de comunicação da PM, permitindo, desta forma, o compartilhamento e a integração de dados - que só é possível por meio do sistema digitalizado -, visando melhores resultados no atendimento à população.Além dos rádios digitais, algumas viaturas de grande porte foram equipadas com computadores de bordo, laptops e PDA's (Personal Digital Assistant) - para consultas on-line de placas de veículos, identidade de pessoas etc. Os equipamentos adquiridos fazem parte de um amplo sistema de telecomunicações que envolvem rádios, modems, centrais telefônicas 190/197, roteadores, repetidores, canais de alta velocidade e inúmeros softwares (programas).As viaturas equipadas com o novo sistema são, de certo modo, um centro de inteligência, pelo qual é possível obter, com muita facilidade, dados on-line e em tempo real. Desta forma, ganha-se tempo e otimiza-se o efetivo. Uma viatura equipada com notebook e palmtop torna o trabalho do policial mais ágil.O sistema permite, por exemplo, que no local da ocorrência o policial consulte um veículo, uma arma ou uma pessoa que está sendo abordada. É possível iniciar o registro da ocorrência sem usar a voz pelo sistema de rádio. Esse é o grande ganho. Futuramente, as ocorrências mais simples poderão até ser finalizadas no local do acontecimento.Os modelos que estão sendo adquiridos e implantados no Estado de São Paulo pela Secretaria da Segurança Pública são os mesmos utilizados pelas forças policiais dos Estados Unidos, Austrália e Canadá, entre outros países onde a comunicação policial é referência.A tecnologia digital continua sendo implantada e o objetivo da Secretaria da Segurança Pública é equipar todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, priorizando aqueles onde os índices de criminalidade são maiores. O novo sistema permite a intercomunicação das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica - por meio da integração de redes específicas, visando realizar operações conjuntas.

Numerais:


0 Negativo.1. Primeiro, Primo, uno.2. Segundo.3. Terceiro.4. Quarto.5. Quinto.6. Sexto, meia, meia dúzia.7. Sétimo.8. Oitavo.9. Nono

CÓDIGO Q – SIMPLIFICADO


QAP - Na escuta. QRANome QRF - Refeição QRG – Freqüência, Canal. QRH Está havendo variação de freqüência QRI Tonalidade de transmissão QRL - Estou ocupado, não interfira
QRM - Interferência provocada por outra estação. QRN - Interferência provocada por estática.
QRO Abrir squelch ou limitador QRQ Manipular rapidamente QRS Manipular lentamente QRT - Parar de transmitir. QRU Tem alguma mensagem. QRV - Estou à disposição. QRX - Aguarde um instante que chamarei QRY Quando será a minha vez de transmitir QRZ - Quem está chamando?
QSA - Intensidade de sinais (1/1- muito fraca; 2/2- fraca; 3/3- regular; 4/4- boa; 5/5- ótima).
QSB - Sinal oscilando. QSJ Relativo a dinheiro QSL - Entendido, OK. QSO - Pedido de autorização p/ contato com outro rádio QSP - Ponte, Retransmissão de mensagem para outra estação. QSJ - Dinheiro. QSY - Transmitir em outra freqüência, Mudar de canal. QTA - Mensagem cancelada. QTC - Mensagem urgente. QTH - Local, Endereço
QTI Destino exato para onde se vai QTO - Banheiro. QTU - Turno e equipe de trabalho
QTR - Horas. TKS - Obrigado PTT Botão de toque de falar.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um pouco da História do Radioamador .


     Por volta de 1890, um cientista  Edouard Brandly inventou um aparelho chamado Coesor Elétrico.Este aparelho, constituído de um tubo de vidro contendo limalha de metal magnético, conseguia captar ondas eletromagnéticas à distância de algumas dezenas de metros. O transmissor consistia de um centelhador com uma bobina que produzia ondas eletromagnéticas. Um jovem estudante italiano Guglielmo Marconi, estudou o coesor elétrico de Brandly; melhorando a invenção, e realizou a primeira transmissão de sinais telegráficos sem fio através do canal da Mancha, utilizando o código Morse.
     Em 1911, surgiram as primeiras estações de transmissão de radiofonia e rádios receptores sintonizados, chamados Receptores Neutródinos.Por volta de 1917 o cientista francês M. Lucien Levy inventou um receptor chamado Super-heteródino, um sistema mais eficaz que os utilizados anteriormente. Os receptores Super-heteródino são utilizados atualmente nos modernos rádio comerciais, televisores e transceptores para rádioamadorismo. Após a Segunda Guerra Mundial, os equipamentos de transmissão de rádio portáteis passaram a ser utilizados pela população civil, sendo criado na Europa órgãos profissionais de radiodifusão e radioamadorismo.No Brasil, existe um órgão responsável pela Homologação da licença para a difusão de ondas de rádio que é a ANATEL.

DIVISÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS REGIÕES DO BRASIL

- 1ª Região – Rio de Janeiro e Espírito Santo

- 2ª Região – São Paulo

- 3ª Região – Rio grande do Sul

- 4ª Região – Minas Gerais

- 5ª Região – Paraná e Santa Catarina

- 6ª Região – Bahia e Sergipe

- 7ª Região – Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, e Rio Grande do Norte

 - 8ª Região – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Roraima e Rondônia
- 9ª Região – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, F. Noronha e IlhasNo indicativo do Rádio a região a qual ele pertence é indicada pelo numero após as letras

EXEMPLO
PX 2 G 11223 - 2ª Região – São Paulo

domingo, 17 de abril de 2011

CONSTRUINDO SUA ANTENA


MODELO “ L ” SEMI DIRECIOCIONAL PARA PX 

O primeiro passo é saber a freqüência que a antena vai operar, depois qual a proporção do tamanho da onda, sabendo que a velocidade da onda é de 300.000m/s vamos dividi-la pela freqüência escolhida e achar o tamanho da onda




Achando o tamanho da onda vamos dividi-la pela proporção escolhida




PARAFUSE A PONTA DO CABO COAXIAL NA BASE DA HASTE POSITIVA (DA VERTICAL), E A MALHA NA BASE DA  NEGATIVA (HORIZONTAL)




 NÃO ESQUEÇA DE MEDIR O CABO CONFORME TÓPICO POSTADO ANTERIORMENTE

sábado, 16 de abril de 2011

A propagação de ondas eletromagnéticas no plasma ionosférico


A ionosfera se localiza entre sessenta e mil quilômetros de altitude, é composta de íons, plasma ionosférico, e, devido à sua composição, reflete ondas de rádio até aproximadamente 30 MHz.
O maior agente de ionização da ionosfera, é o Sol, cuja radiação nas bandas de raio X, e ultravioleta, insere grande quantidade de elétrons livres em seu meio. Os meteoritos e raios cósmicos também são responsáveis pela presença secundária de íons na região. Na ionosfera a densidade de elétrons livres é variável de acordo com a hora do dia, estação do ano, e ás variações da composição química da alta atmosfera. A cada 11 anos, obedecendo ao ciclo das manchas solares, a densidade de elétrons e a composição da ionosfera sofrem mudanças radicais, podendo inclusive bloquear totalmente as comunicações em HF.

Reflexão ionosférica

A reflexão ionosférica é explorada por sistemas de radiodifusão com as antenas de transmissão em ângulo baixo. O efeito ocasionado por inúmeras camadas sucessivas de ionização leva à reflexão das ondas de rádio.



Ondas estacionárias (ROE ou SWR) e o Comprimento do cabo


Ondas estacionárias são as ondas refletidas pela antena, ou seja, aquelas que quando se transmite vão até a antena e retornam para o rádio, em outras palavras, potência desperdiçada. Quanto menor a estacionária, melhor. Se o ROE estiver alto, poderá estar transmitindo com 25w mas a potência efetiva será de 10w, e estiver muito alto, pode inclusive queimar o rádio. Quando se conclui a instalação de uma antena, deve-se, com um medidor de ROE, verificar e fazer os ajustes necessários para deixá-lo no menor nível possível. Para cada freqüência existe um comprimento de cabo ideal para diminuir o ROE. O ajuste, normalmente, é feito diminuindo-se o comprimento do cabo. 


Intervalos das Freqüências de Rádio


Intervalos das Freqüências de Rádio
Abrev
Nome
Freqüências
ELF
Extremely Low Frequencies
30 - 300 Hz
VF
Voice Frequencies
0.3 - 3 kHz
VLF
Very Low Frequencies
3 - 30 kHz
LF
Low Frequencies
30 - 300 kHz
MF
Medium Frequencies
0.3 - 3 MHz
HF
High Frequencies
3 - 30 MHz
VHF
Very High Frequencies
30 - 300 MHz
UHF
Ultra High Frequencies
0.3 - 3 GHz
SHF
Super High Frequencies
3 - 30 GHz
EHF
Extremely High Frequencies
30 - 300 GHz

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Decore o alfabeto fonético

  A - ALPHA                                                        
    B - BRAVO
    C - CHARLIE
    D - DELTA
    E - ECHO
    F - FOXTROT
    G - GOLF
    H - HOTEL
    I - INDIA
    J - JULIET
    K - KILO
    L - LIMA
    M - MIKE
    N - NOVEMBER
    O - OSCAR
    P - PAP
    Q - QUEBEC
    R - ROMEO
    S - SIERRA
    T - TANGO
    U - UNIFORM
    V - VICTOR
    W - WHISKEY
    X - X-RAY
    Y - YANKEE
    Z - ZULU

TABELA DE WATTS



Achando o tamanho da onda

Comprimento de Onda


Para sabermos qual o comprimento de onda em uma determinada freqüência, basta dividirmos a velocidade de propagação da onda eletromagnética no vácuo ( 300 000 000 m/s) pela freqüência (em Hertz). Por exemplo, para sabermos qual o comprimento de onda eletromagnética na freqüência de 7 MHz devemos fazer:
300 000 000/7 000 000 = 42,86 metros

Frequência VHF Marítimo


Canal
Frequência
Emissão (Mhz)
Frequência
Recepção (Mhz)

Canal
Frequência
Emissão (Mhz)
Frequência
Recepção (Mhz)
01
156.050
160.650

60
156.025
160.625
02
156.100
160.700

61
156.075
160.675
03
156.150
160.750

62
156.125
160.725
04
156.200
160.800

63
156.175
160.775
05
156.250
160.850

64
156.225
160.825
06
156.300
156.300

65
156.275
160.875
07
156.350
160.950

66
156.325
160.925
08
156.400
156.400

67
156.375
156.375
09
156.450
156.450

68
156.425
156.425
10
156.500
156.500

69
156.475
156.475
11
156.550
156.550

70
 
156.525
12
156.600
156.600

71
156.575
156.575
13
156.650
156.650

72
156.625
156.625
14
156.700
156.700

73
156.675
156.675
15
156.750
156.750

74
156.725
156.725
16
156.800
156.800

77
156.875
156.875
17
156.850
156.850

78
156.925
161.525
18
156.900
161.500

79
156.975
161.575
19
156.950
161.550

80
157.025
161.625
20
157.000
161.600

81
157.075
161.675
21
157.050
161.650

82
157.125
161.725
22
157.100
161.700

83
157.175
161.775
23
157.150
161.750

84
157.225
161.825
24
157.200
161.800

85
157.275
161.875
25
157.250
161.850

86
157.325
161.925
26
157.300
161.900

87
157.375
161.975
27
157.350
161.950

88
157.425
162.025
28
157.400
162.000




quinta-feira, 14 de abril de 2011

Frequência de takabolt


Medindo o cabo para PX


Os modelos usados para rádio amador são :

58 GU 50ohms coaxial (comum)

RG 213 50ohms coaxial (cellular)

A velocidade da onda no cabo varia entre eles
Estes dados são da fábrica:

CABO          VELOCIDADE
58GU           0.66
RG213         0.82

CALCULANDO
 ANTENA ¼ DE ONDA

58GU
2.75 X 0.66 = 1.815cm
RG213
2.75 X 0.82 = 2.255cm  

ESTES RESULTADOS SÃO MULTIPLICADOS SOMENTES POR NÚMEROS ÍMPARES PARA ACHAR O TAMANHO QUE NECESITAR.

TABELA DE APOIO
1.815
X
3
5.445
1.815
X
5
9.075
1.815
X
7
12.705
1.815
X
9
16.335
1.815
X
11
19.965
1.815
X
13
23.595

USO DAS BANDAS NO PX



Banda
Significado
Canais mais Utilizados
Freqüências mais Utilizadas
Alcance
AM
Amplitude Modulada
01 a 40
26.965 a 27.405
Com. Local
FM
Freqüência Modulada
- 45 a 85
26.515 a 27.855
Com. Local
USB
Banda Lateral (SSB)
Todos
Todos
Acima de 1.000 Km
LSB
Banda Lateral (SSB)
Todos
Todos
Até 1.000 Km
CW
Código Morse
Acima de 100
Acima 28.015
Acima de 1.000 Km