segunda-feira, 27 de junho de 2011

COMO FUNCIONA UM TRANSMISSOR DE RÁDIO FREQUÊNCIA

A Radio é um sistema de comunicação usando ondas electro magnéticas que se propagam pelo espaço.
Usam-se ondas radiofónicas de diferente comprimento (comprimento de onda) para distintos fins.
Em geral as ondas electromagnéticas distinguem-se pela sua frequência que é inversa ao comprimento de onda.
As ondas mais curtas têm frequência mais alta e um comprimento de onda mais baixo, enquanto as ondas de frequência mais baixa têm um comprimento de onda mais elevado.A frequência corresponde a um determinado número de ciclos por segundo. 





Foi o nome do pioneiro da rádio alemão Heinrich Hertz que serviu para baptizar a unidade de medida da frequência; Hertz (Hz).
Assim um ciclo por segundo equivale a 1Hz (Hertz), 1KHz é igual a 1000 Hz, ou 1000 ciclos por segundo, e assim sucessivamente. As ondas de rádio vão de alguns KHz (Kilohertz) a vários gigahertz (GHz), 1.000 milhões de ciclos por segundo.

sábado, 25 de junho de 2011

O PÁRA-RAIOS

As torres em geral tem um pára-raios instalado em sua extremidade superior. A função deste pára-raios é proteger a antena e o sistema de sinalização (balizamento) contra a queda de raios diretos. Se a torre for metálica e não tiver sinalização, poderemos eliminar o páraraios desde que a antena seja instalada abaixo da ponta da torre.




Se a torre for de madeira é necessário sempre a instalação do pára-raios. O pára-raios protege a antena porque o mesmo está mais alto que a mesma. O tipo de ponta do páraraios não influencia em nada, sendo que a utilização de pára-raios de três pontas somente propicia alguma vantagem estética (alguns acham mais bonito o pára-raios de mais de uma ponta!).

A DESCARGA ATMOSFÉRICA E O ÁREA DE AÇÃO DO PARA RAIO

Estudos e medições dos parâmetros associados às descargas atmosféricas vem sendo feitos há bastante tempo e em varias regiões do planeta. Apesar do volume de dados obtidos muitas dúvidas permanecem. Os parâmetros e a descrição do fenômeno apresentados a seguir retratam um conjunto de dados que representam uma média dos valores obtidos.
    Um descarga para a terra processa-se em várias etapas, começando sob a forma de pequenas descargas originadas na nuvem e em direção a terra, que seguem um percurso tortuoso geralmente ramificando-se. Estas descargas não são contínuas mas se processam em etapas de algumas dezenas de metros e com intervalo de repouso de algumas dezenas de microsegundos. Estas primeiras descargas são chamadas descargas piloto.






quinta-feira, 23 de junho de 2011

ABSORÇÃO DAS ONDAS

Qualquer onda, seja ela de natureza eletromagnética ou mecânica pode interagir com a matéria no qual ela se propaga, tendo como resultado uma diminuição da intensidade da onda. De um modo geral, esta interação se processa mais acentuadamente quando existe uma transição brusca de dois meios, acontecendo aí os fenômenos de reflexão, refração e absorção das ondas.








DECAIMENTO DA AMPLITUDE DA ONDA INCIDENTE DEVIDO À ABSORÇÃO

ESPECTRO DA ONDA ELETROMAGNÉTICA

As ondas eletromagnéticas estão presentes em muito mais coisas que possamos imaginar, aquela mesma onda que usamos para nos comunicarmos nos radioamadores nas transmissões televisivas, nos telefones sem fio e celular, são utilizadas na medicina, na tecnologia de guerra, satélites, etc....






consulte a tabela de equivalência


quarta-feira, 22 de junho de 2011

O INTRIGANTE PROJETO HAARP

High Frequency Active Autoral Research Program


Segundo a descrição oficial é um projeto de estudo da ionostera

Contudo eles realizam outros testes, outras aplicações como guerra eletrônica, são utilizadas.O HAARP utiliza uma tecnologia de ondas de rádio super-potentes, concentradas num raio e aquecendo zonas da ionosfera, as ondas eletromagnéticas regressão então à superfície terrestre penetrando em tudo (seres vivos ou não).
Digamos que é um "aquecedor" ionosférico.
Podem modificar a composição molecular de certa região da atmosfera, dar-lhes uma predominância maior, por exemplo poderiam ampliar artificialmente as concentrações de ozônio, de nitrogênio e mais gases.
As emissões de alta freqüência do HAARP podem causar danos desconhecidos e gravíssimos na ionosfera, e no campo magnético terrestre.
Por meio dessas antenas Haarp ( 36 no total ) podem transmitir bilhões de watts de energia para a atmosfera, fazem ferver a ionosfera transformando-a numa "antena", e enviam reflexos de volta para a Terra.  Enviam para o alto ondas ELF, de freqüência ultra baixa, mas elas regressam em ondsa longas, podem posteriormente enviar enormes quantidades de energia para onde queiram.
Em breve tencionam aumentar o número de antenas, chegando às 360.







QUALQUER ALTERAÇÃO NA CAMADA IONOSFÉRICA AFETA DIRETAMENTE A PROPAGAÇÃO DAS ONDAS CURTAS 

domingo, 19 de junho de 2011

Roberto Landell de Moura

Gaúcho, nascido em Porto Alegre, numa casa de esquina da rua Bragança, hoje Marechal Floriano Peixoto, com a antiga Praça do Mercado, aos 21 de janeiro de 1861, tendo sido batizado, conjuntamente com sua irmã Rosa, a 19 de fevereiro de l863, na igreja do Rosário, que anos mais tarde viria a ser seu vigário. Landell de Moura era o quarto de quatorze irmãos, sendo seus pais o
Sr. Ignácio José Ferreira de Moura e Sara Mariana Landell de Moura, ambos descendentes de tradicionais famílias rio-grandenses - o pai, descendente de portugueses e a mãe de escoceses. Roberto Landell de Moura estudou com o pai as primeiras letras. Freqüentou a Escola Pública do Professor Hilário Ribeiro, no bairro da Azenha, a seguir entrou para o Colégio do Professor Fernando
Ferreira Gomes. Com 11 anos, em 1872, estudou no Colégio Jesuíta de Nossa Senhora da Conceição, de São Leopoldo-RS, onde concluiu o curso de Humanidades. Após seguiu para o Rio de Janeiro, onde foi cursar a Escola Politécnica.


Primeira Estação de Rádio Brasileira

   O primeiro transmissor de ondas de Rádio do Brasil que se tem notícia, foi instalado no ano de 1913 por Paul Forman Godley, um dos fundadores da ADAMS – MORGAN PARAGON, na região Amazônica, a pedido do governo brasileiro. Ao retornar para a América, ele conheceu Edwin Howard Armstrong numa reunião do Clube de Rádio da América, em 1914, e se admirou ao saber que Armstrong conseguia escutar essas estações brasileiras com regularidade. O segredo, claro, era o circuito regenerativo. Armstrong não havia conseguido fazer funcionar o circuito regenerativo nas ondas curtas, onde os radioamadores operavam, além do mais, ele tinha maiores interesses na área comercial do rádio. Após uma série de testes, Godley ajustou os circuitos de grade e placa de seu rádio com variometers auto ajustáveis, e aí nasceu o receptor Paragon.


sábado, 18 de junho de 2011

Canais da faixa do cidadão homologados pela Anatel

   A faixa do espectro de radio freqüências entre 26.96 Mhz e 27.61 Mhz está dividida em 65 canais com separação de 10 kHz entre portadoras adjacentes com largura de faixa ocupada de 3 kHz por canal.
   Os canais compreendidos na faixa de 26.975 Mhz a 27.283 Mhz, devem aceitar qualquer  interferência prejudicial que possa ser causada pelas emissões que possam ser utilizadas com fins industriais, científicos e médicos.
   As estações poderão operar livremente em qualquer dos canais citados nesta Norma, executando-se os destinados a atender a situações de emergências, chamada a escuta, ao uso em rodovias ou à  transmissão de sinais de telecomando.
   É vedada a utilização simultânea de mais de um canal por qualquer estação.
   O canal 9 (27.065 Mhz) é restrito ao tráfego de mensagens referentes a situações de emergência em todo o território Nacional.
   O canal 19 (27.185 Mhz) é restrito ao uso em rodovias em todo o Território Nacional.
   O canal 11 (27.085 Mhz) é restrito a chamada e escuta em todo o Território Nacional.
   As estações de telecomando poderão utilizar qualquer um dos seguintes canais: 1T, 2T, 3T, 4T e 5T.
   O canal 24 (27.245 Mhz) poderá também ser utilizado para telecomando.
   As estações de telecomando não é permitida a transmissão de qualquer outro tipo de informação.

Tabela dos canais homologados

Fading ou desvanecimento de onda

Quando escutamos rádios em AM ou ondas curtas principalmente de estações distantes, é possível em alguns casos observar que a transmissão sofre instabilidades onde o sinal hora fica mais forte e hora parece enfraquecer e até mesmo sumir para depois reaparecer.
Esta instabilidade ocorre porque chegam ao mesmo tempo varias ondas da mesma transmissão que percorreram caminhos diferentes sofrendo refrações, deflexões e difrações.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A COMUNICAÇÃO DIGITAL NAS POLICIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Comunicação digital

Tecnologia de ponta impede interceptação de dados policiais

O Governo do Estado leva às cidades do Interior, com altos índices de criminalidade, um moderno meio de comunicação via rádio digital. Somente em 2008, o investimento no projeto foi de R$ 21 milhões. No biênio 2007-2008, foram investidos pelo menos R$ 67,4 milhões na compra de equipamentos e em serviços de infraestrutura para instalações do sistema, cujo início de implantação ocorreu em 2003.
A radiocomunicação digital permite a intercomunicação das polícias Militar, Civil e da Superintendência da Polícia Técnico-Científica – por meio da integração de redes específicas, visando realizar operações conjuntas. O compartilhamento de dados só é possível por meio do sistema digitalizado e visa obter melhores resultados no atendimento à população. Os resultados são mais segurança e agilidade no trabalho dos policiais.

sábado, 11 de junho de 2011

NOMENCLATURA DAS FAIXAS DE FREQUÊNCIA

O espectro das frequências radioeléctricas subdivide-se em nove faixas. Cada faixa é designada por um número inteiro, de acordo com a tabela seguinte:



Reflexão

Em alguns corpos a onda eletromagnética sofre um fenômeno de reflexão, isso significa que ela reflete-se no objeto, algo semelhante ao fenômeno do espelho. Em superfícies regulares como mares, lagos e terrenos sem relevos, o sinal refletido pode atrapalhar a transmissão ou até mesmo anular o sinal de rádio. Observe que qualquer obstáculo maior que o comprimento da onda pode produzir o fenômeno da reflexão.







Outro fenômeno que também pode ocorrer com a reflexão é a zona de silêncio ou zona neutra, isso ocorre nas proximidades em ângulo com o ponto de reflexão onde o sinal foi desviado. Na zona de silencio não existe o sinal de rádio. A zona de silêncio tambem é conhecida como área de sombra.



Perda de energia das ondas Quando

  Quando uma transmissão de rádio ocorre e a onda sai da antena, ela é lançada em sua máxima potencia. Mas na medida em que vai se afastando da antena ocorre a perda de potencia por vários motivos entre eles podemos citar os diferentes obstáculos que a onda se choca, prédios, morros, estática do ar e assim por diante.
  É importante lembrar que o próprio ar atua como veiculo condutor de energia e assim sendo ele por si só auxilia na diminuição da potencia das ondas de rádio.

FREQUÊNCIAS DE TELEFONES SEM FIO

Assim como o radioamador os telefones sem fio são rádios transceptores e possuem suas frequências a maioria com alcance de aproximadamente 50 metros, mas alguns modelos específicos foram projetados para até 300 metros confira abaixo algumas dessas frequências:




Confira as frequências

domingo, 5 de junho de 2011

Código fonético internacional

Quando for necessário soletrar indicativo de chamada, abreviatura de serviço e
palavras, deverá ser usada a seguinte tabela de ortografia:


(As sílabas sublinhadas deverão ser acentuadas.)



Os códigos existem para facilitar a comunicação. Utilize-os quando necessário.
Lembre-se de que tudo que é demais prejudica. Portanto, sugerimos que você não fique falando em código ou repetindo gírias e chavões. O bom radiocomunicador não deve secomportar como um papagaio, que só repete o que ouve, mas não raciocina sobre o que fala.

SOLDANDO UM CONECTOR TIPO "U"

Depois de soldar verificar com um multímetro como se fosse medir um resistor, colocando uma ponta no pino "positivo" e outra na carcaça "negativa", se não houver passagem de corrente significa que a colocação do conector ficou boa, pois não há curto(a outra ponta do cabo não pode estar conectada).

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Faixa Dos 40 Metros - 6.100 Khz - 7.800 Khz

A faixa dos 40 metros ou banda dos 40 metros é muito conhecida entre os radioamadores veteranos. A partir Das 16:30 Horário de Brasília é possível ouvir broadcastings De Outros países Inclusive Chineses ,Coreanas e também Inglesas. É uma faixa bem ouvida e usada pela maioria dos radioamadores existentes com prefixos de PY, também muito corujada por qualquer pessoa através de um simples rádio de ondas curtas comercial por exemplo esses que tem no Mercado Livre . Eis a faixa que é mais compartilhada com outros serviços. Não é raro se encontrar estações comerciais, clandestinos e estações broadcast de até 500 Kw operando neste local. Um problema para os radioamadores, mas também um indicador de como está  a propagação. Uma estação de broadcast é um indicador seguro muitas vezes. Durante o dia, 40 metros é uma banda de alcance médio, até 2000 Km, mas a noite, nos é possível contatar qualquer parte do mundo e v/c não precisa de 500 Kw.  




 transvert

DEFINIÇÃO SIMPLES DE TRANSMISSOR, RECEPTOR E FREQUÊNCIA

O rádio é composto por dois circuitos distintos :
Transmissor + receptor = transceptor.

TRANSMISSOR : em um transceptor, ao apertarmos a tecla do microfone (PTT-Push To Talk), o aparelho passa a gerar e a propagar ondas através de sua antena. Quando falamos ao microfone, esse transforma nossa voz, de freqüência de áudio em sinais elétricos, mandando-o para o transceptor, que fará com que a onda portadora o transporte até o receptor.

RECEPTOR : em um transceptor ligado e sintonizado para receber ondas portadoras de freqüências igual ao que acima citamos, ocorre o recebimento da onda portadora através de uma antena. Essa onda traz um sinal elétrico, que ao entrar no transceptor será transformado novamente em freqüência de áudio (quando
ouvimos o rádio).

FREQUÊNCIA :quantidade dos movimentos senoidais por segundo (Hz)