sábado, 23 de julho de 2011

RÁDIO DEFINIDO POR SOFTWARE “SDR” (Software Defined Radio)


É uma tecnologia que permite usar um programa de computador (software) para ser um rádio transceptor, essa tecnologia ganhou força a partir do ano 2000 em diante, foi desenvolvida uma plataforma barata eficaz e relativamente fácil que permite o radioamador montar o seu equipamento a partir de kits disponíveis na internet e começar usar o seu computador de casa devidamente programado conectado ao kit usando a placa de áudio do seu computador para fazer a recepção das bandas de rádio amador principalmente as de HF e também transmitir os sinais. 




 SOFTWARE


PLACA

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A HISTÓRIA DA FAIXA DO CIDADÃO "CB"

Durante a II Guerra Mundial foi fabricado para fins militares e em grandes quantidades “walky-talkies" cuja tecnologia havia sido desenvolvida pelo engenheiro norte-americano Al Gross, anos antes. Al Gross é hoje conhecido em todo o mundo como “pai” da Banda do Cidadão (CB).




AL GROSS  W8PAL

Sendo ainda hoje discutível a origem da Banda do Cidadão (CB), num aspecto existe unanimidade: o governo americano viu-se confrontado com um excedente espantoso de equipamentos militares que nunca foram usados tendo em conta o fim inesperado da II Grande Guerra, incrementando o seu usa pela população como “hobby" com o objectivo de colocar os citados excedentes no mercado. Em simultâneo, e por certo não fruto do acaso, os radioamadores manifestaram o seu interesse de estabelecer um tráfico bilateral entre a generalidade dos cidadãos utilizando a frequência dos 27 MHz.