terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Duplexador VHF o que é e para que serve

Duplexador é um equipamento usado em repetidoras para que seja possível o uso de uma só antena.
Uma repetidora possui dois rádios, um para transmitir(TX) e outro para receber(RX), as frequências são diferentes, mas mesmo usando duas antenas (uma para cada rádio) existe uma grande possibilidade do rádio que esta transmitindo atrapalhar aquele que esta recebendo, pois os dois trabalham ao mesmo tempo.
O duplexador tem filtros que impedem que o rádio transmissor interfira no rádio receptor, um filtro só permite a passagem da frequência programada para o TX e outro só a passagem da frequência programada para o RX, podendo assim usar uma só antena.
Os filtros tem que ser ajustados conforme a frequência que vai ser utilizada, isso é feito com equipamento adequado.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Antena dipolo explicação simples

Antena do tipo dipolo tem  dois condutores, tendo  seu comprimento total o tamanho da onda que se deseja operar.

De forma mais simples, uma antena dipolo é uma antena reta sem aterramento, com o comprimento total do tamanho da onda que vai usar.
As antenas dipolo podem ser na horizontal ou na vertical


 Antena dipolo na horizontal

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Polícia Federal exige radiocomunicação em transportes de valores

Polícia Federal voltou a exigir para o serviço de transporte de valores a utilização de equipamentos de radiocomunicação como meio principal de comunicação entre veículo e filial.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Unesco promove dia Mundial da Rádio


13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio - um dia para celebrar o rádio como um meio para melhorar a cooperação internacional entre as emissoras e incentivar as grandes redes e as rádios comunitárias a promover o acesso à informação, a liberdade de expressão e a igualdade de gênero sobre suas ondas.