terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CONHEÇA OS PRINCIPAIS MODELOS DE CONECTORES COAXIAIS

Coax conectores de cabo, muitas vezes chamados conectores RF estão em uso generalizado. Onde quer que frequência rádio ou ligações RF precisa ser feito, há a possibilidade de utilizar conectores coaxiais. Sempre que os sinais de atingir frequências acima de alguns milhões de Hertz, estes conectores coaxiais precisam de ser usados. A necessidade para a sua utilização surge porque é necessário transferir a frequências de rádio, energia a partir de um lugar para outro utilizando uma linha de transmissão. A e, portanto, a forma mais conveniente, mais comumente usado de linha de transmissão é o cabo coaxial que consiste de dois condutores concêntricos, um condutor interno e um condutor externo, muitas vezes chamado de tela. Entre estes dois condutores existe um isolante dieléctrico.



O cabo coaxial tem um número de propriedades, uma das quais é a impedância característica. Para que a transferência de potência máxima ocorre a partir da fonte para a carga, as impedâncias características de ambos devem corresponder. Assim, a impedância característica de um alimentador é de grande importância. Qualquer desequilíbrio resultará em energia sendo refletida de volta para a fonte.
É também importante que os conectores de cabo coaxial RF tem uma impedância característica que seja coincidente com o cabo. Se não, é introduzida uma descontinuidade e pode resultar prejuízos.
Há uma variedade de conectores que são usados ​​para aplicações de RF. Impedância, faixa de freqüência, tratamento de potência, tamanho físico e uma série de outros parâmetros, incluindo custo vai determinar o melhor tipo para uma determinada aplicação.



Conector UHF

O conector UHF, também, por vezes conhecido como o conector coaxial Amphenol foi projetado na década de 1930 por um designer na empresa Amphenol para uso na indústria de rádio. A ficha pode ser referido como um conector coaxial PL259, e da tomada como um conector SO239. Estes são os seus números de peças militares originais.
Estes conectores coaxiais ter um acoplamento roscado, e isto impede que eles sejam removidos acidentalmente. Ele também permite que eles sejam suficientemente apertado para permitir uma conexão de baixa resistência boa a ser feita entre as duas metades.






N-tipo de conector

O conector do tipo N é um conector coaxial de RF de alto desempenho usada em muitas aplicações de RF. Esse conector coaxial foi projetado por Paul Neill, dos Laboratórios Bell, e ganhou o seu nome da primeira letra de seu sobrenome.
O conector coaxial N-tipo é usado para muitas aplicações de radiofreqüência, incluindo transmissão e equipamentos de comunicação em que a sua capacidade de potência permite que ele seja usado para transmissores de média potência, no entanto, ele também é usado por muitos receptores e aplicações gerais de RF.





Conector BNC

O conector coaxial BNC é amplamente utilizado nos meios profissionais sendo usados ​​na maioria dos osciloscópios e diversos outros instrumentos de laboratório, embora seja amplamente utilizado para muitas outras aplicações de RF. O conector BNC tem uma fixação de baioneta para evitar desconexão acidental sendo fácil de desligar, quando necessário. Esse conector RF foi desenvolvido no final de 1940 e ganha o seu nome a partir de uma combinação do fato de que ele tem uma fixação de baioneta e dos nomes dos designers, as letras BNC pé para B ayonet N eill C oncelman. Na verdade o conector BNC é essencialmente uma versão em miniatura do conector C que era uma versão de baioneta do conector tipo N.








Conector TNC

O conector TNC é muito semelhante ao conector BNC. A principal diferença é que tem um parafuso de montagem em vez de um tipo baioneta. O conector TNC foi desenvolvido originalmente para superar os problemas durante a vibração. Como a fixação de baioneta movido ligeiramente houve pequenas alterações na resistência das ligações e este ruído introduzido. Para resolver o problema a fixação do parafuso foi utilizado e o conector do cabo coaxial TNC ganha o seu nome das palavras T hreaded N eill C oncelman.
Tal como o conector BNC, o TNC conector tem uma impedância constante, e em vista da conexão roscada, o seu limite de frequência pode ser estendido. A maioria dos conectores TNC são especificadas a 11 GHz, e alguns podem ser capazes de operar a 18 GHz..





Conector SMA

Esse conector sub-miniatura RF e microondas cabo coaxial leva o seu nome a partir das palavras S ub- M iniatureUm conector. Ele encontra muitas aplicações para fornecer conectividade para os conjuntos RF dentro do equipamento. Ele é frequentemente usado para fornecer conectividade RF entre as placas, e muitos componentes de microondas, incluindo filtros, atenuadores, mixers e osciladores, utilize conectores SMA.
Os conectores têm uma interface de acoplamento exterior roscada que tem uma forma hexagonal, permitindo-lhe ser apertados com uma chave. O conector SMA foi originalmente projetado para uso com 141 cabo semi-rígida coaxial. No entanto o seu uso estendido a outros cabos flexíveis e conectores com pinos centrais foram introduzidos.






Conector SMB

O conector SMB deriva seu nome como ele é chamado de S ub- M iniature B conector. Ela foi desenvolvida como um resultado da necessidade de um conector que era capaz de se ligar e desligar rapidamente. Ele não necessita de ser apertados porcas, quando dois conectores estão acoplados. Em vez disso, os conectores são reunidos e que se encaixem encaixam. Além disso, o conector utiliza um contato interno e estruturas isolador dielétrico sobrepostas para garantir uma boa conectividade e uma impedância constante.
Conectores coaxiais SMB não são tão amplamente utilizado como os seus homólogos da SMA. Eles são usados ​​para bordo ou de inter-conexões dentro do equipamento, embora eles não são amplamente utilizados para os conjuntos de microondas adquiridos, tendo em vista o seu desempenho inferior.





Conector SMC

Um terceiro conector do tipo SM não é de surpreender que o S ub M iniature C ou SMC conector do cabo coaxial.É semelhante ao conector de SMB, mas utiliza uma interface de acoplamento roscado, em vez de a ligação snap-on. Isto proporciona uma interface muito superiores para a ligação e, como resultado, os conectores de cabo coaxial SMC são normalmente especificados para operar em frequências de até 10 GHz.
Conectores de cabo coaxial SMC fornecer uma boa combinação de tamanho pequeno e performance. Eles também podem ser usados ​​em ambientes onde a vibração é antecipado. Em vista do seu desempenho eles encontram aplicações em equipamentos de microondas, embora eles não são normalmente utilizados para aplicações militares, onde conectores SMA tendem a ser preferido.





Conector MCX

Uma série de conectores RF mico-miniatiure foram desenvolvidos por uma variedade de fabricantes para atender a crescente demanda de custo eficaz, conectores de alta qualidade menores. Estes estão encontrando altos níveis de uso, por exemplo, na indústria de telefonia celular, onde o tamanho, custo e desempenho são todos importantes. Na verdade, a MCX é de cerca de 30% menor em tamanho e peso do que um conector de SMB para o qual ele tem muitas semelhanças.
Um conector que se enquadra nessa categoria é o MCX ( M icro C oa X ) conector coaxial. Este foi desenvolvido na década de 1980 por Huber e Suhner dos quais MCX é um nome comercial. O conector MCX tem muitas semelhanças com a construção do conector SMB utilizando uma interface de encaixe rápido, e que utilizam um contacto interior e uma estrutura isolante dieléctrica sobreposta.
O conector MCX é normalmente previstos para funcionar até 6 GHz, e encontra aplicações em uma variedade de arenas, incluindo equipamentos para telefonia celular, telemetria de dados, de posicionamento global (GPS) e outras aplicações onde o tamanho e peso são importantes e freqüências são geralmente abaixo 5 GHz.








Conector MMCX

Um outro conector que está a ser utilizado é o conector MMCX. Sendo cerca de 45% menor do que um conector SMB, o MMCX é ideal onde um esboço de perfil baixo é um elemento chave. Por isso, é ideal para aplicações onde a altura bordo é limitado, incluindo aplicações em placas podem ser empilhadas. Como tal, tem sido largamente usados ​​em muitas aplicações de telecomunicações celulares.
O conector fornece um encaixe de pressão e também utiliza um design slot-menos para minimizar as fugas.




Há uma grande variedade de conectores de cabo coaxial de RF em uso hoje. A lista acima descreve alguns dos tipos mais populares de conector de RF, mas não são, contudo, mais variedades disponíveis. Ao escolher um conector do cabo coaxial, os requisitos devem ser cuidadosamente combinados com as opções disponíveis para ver qual conector RF irá fornecer a melhor escolha. Deste modo, o melhor compromisso entre o tamanho, peso, custo e desempenho pode ser conseguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário