sexta-feira, 29 de abril de 2011

O QUE É UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA ?



Pois bem, podemos dizer que uma onda eletromagnética é o resultado dos aumentos e diminuições rápidos de um campo magnético que, por sua vez, é produzido pela energização e desenergização alternada de um circuito que, em linguagem eletrotécnica, chama-se oscilador, que é especialmente projetado para a geração dessas ondas.
Parece meio complicado, à primeira vista, mas não é não. Veja que, na verdade, o oscilador é uma parte do equipamento de radiocomunicação responsável pela geração das ondas eletromagnéticas, que, a partir da antena, são colocadas na atmosfera.
Para você entender melhor esse fenômeno, imagine o que acontece quando jogamos uma pequena pedra sobre uma superfície de águas calmas de um lago. Certamente, vai gerar uma série de ondas que irão se propagar a partir do local onde a pedra foi jogada; nesse exemplo, a pedra faz as vezes do oscilador e a superfície do lago da atmosfera terrestre, onde as ondas eletromagnéticas se propagam.
Veja que interessante: a onda gerada pela pedra é proporcional ao seu tamanho , isto é, se jogássemos uma pedra grande geraria ondas, também, grandes. O mesmo acontece com o oscilador de um equipamento de radiocomunicações, ou seja, pode gerar vários tipos de ondas eletromagnéticas.








Veremos, a seguir, um pouco sobre a terminologia da onda eletromagnética.
TERMINOLOGIA
Uma onda  é composta de uma parte positiva, que fica acima da linha média (tempo/distância). Sua crista é o ponto de maior amplitude em relação à linha média, e uma parte negativa, que fica abaixo da linha média, e seu cavado é a parte de maior amplitude em relação à linha média (é o inverso da crista). A onda eletromagnética, como portadora e transportadora da mensagem, tem características como amplitude e frequência, que irão influenciar na propagação, ou seja, alcançarão ou não os lugares desejados.





CICLO
É a distância entre dois pontos iguais. Observando o esquema anterior, podemos dizer que o ciclo compreende a distância entre 0° e 360°.
AMPLITUDE
É a distância vertical entre um ponto da onda e a linha de tempo/distância. Assim, a amplitude indica a sua intensidade (força) no ponto considerado.
FREQUÊNCIA
É o número de oscilações ou ciclos de uma onda durante um período de tempo. A unidade com que se mede a frequência denomina-se, ciclo por segundo (c/s) ou Hertz (Hz), ou seja, um Hertz é a frequência ou uma oscilação de uma onda cujo período é um segundo.
Normalmente, devido ao uso de grandes valores para a frequência, recorremos aos seus múltiplos:
kilohertz (kHz), megahertz (MHz), gigahertz (GHz) e terahertz (THz)


1 Hz
1 kHz
1 MHz
1 GHz
1 THz
= 1 c/s
= 1 x 103 Hz
= 1 x 106 Hz
= 1 x 109 Hz
= 1 x 1012 Hz

Nenhum comentário:

Postar um comentário