quarta-feira, 4 de maio de 2011

COMO CONSTRUIR UMA ANTENA VHF

Vou mostrar como construir uma antena para vhf  1/4 de onda caseira, se quiser que ela seja de 1/2 onda ou 5/8 é só fazer o cálculo baseado no post CONSTRUINDO UMA ANTENA ou COMPRIMENTO DA ONDA e dividir o tamanho da onda pela sua escolha.


– Material Utilizado

1- pedaço de tubo de alumínio de 1 cm de diâmetro e 56,3 cm de comprimento
2- pedaços de tubo de alumínio de 1 cm de diâmetro e 112,6 cm de comprimento (radiais)
1- isolador de porcelana — pode ser um suporte para lâmpadas pequenas (fig. 1-A)
1- conector coaxial fêmea para cabo RG-8/U (fig. 1-B)
1- conector coaxial macho para cabo RG-8/U (fig. 1-B)
1- chapa de alumínio quadrada de 10 x 10 cm e 2 mm de espessura — base da antena
1- chapa de alumínio de 6 x 3 cm e 2 mm de espessura, dobrada em “L” no meio (fig. 1-C)
1- chapa de aço ou ferro de 15 x 5 cm e 4 mm de espessura, dobrada em “L” em (fig. 1-E)
1- pedaço de cano de 1/4 ou 1/2 polegada de diâmetro para a fixação da base, na altura desejada.
4- parafusos em “U” ou braçadeiras para os tubos de alumínio (fig. 1-D e F)
2- parafusos em “U” ou braçadeiras para o cano da base (fig. 1-D e G)
6- parafusos pequenos com porcas e arruelas de pressão
Cabo coaxial de 50  ohms para a alimentação
1- tubo de durepoxi
Vidro de esmalte de unhas
Procedimento Experimental



Elemento Irradiante ou Elemento Ativo

Pegue o tubo de alumínio de 56,3 cm e fixe-o dentro do suporte isolador, de maneira a ficar bem na vertical. Se ficar bem fixado no suporte de rosca metálica, coloque uma fina camada de durepoxi, apenas para evitar que a água da chuva penetre dentro do isolante. Faça uma pequena bolinha de durepoxi e coloque na outra extremidade do tubo, fazendo um chapeuzinho, também para evitar a entrada de água. Se o tubo ficar folgado no suporte isolador, preencha com durepoxi e depois fixe no tubo, com um parafuso pequeno de rosca soberba, um terminal para soldar um fio.
Agora, fixe através de parafusos, porcas e arruelas o suporte isolador bem no centro da chapa quadrada de 10 x 10 que servirá de base da antena (fig. 2). 
Pegue a chapa menor (6 x 3) já dobrada em L formando dois quadrados de 3 x 3 cm. Faça um furo redondo de diâmetro adequado no centro de um dos lados e quatro furos pequenos, de maneira a encaixar e parafusar o conector coaxial fêmea (fig. 1-C). Fixe este L em um dos lados da mesma face em que está fixado o elemento irradiante vertical, com a parte rosqueada para fora e o pino de solda voltada para o centro. Solde um fio de cobre bem grosso (14 ou 12) ligando o pino do conector ao suporte da lâmpada ou ao terminal parafusado no elemento ativo. Veja detalhes nas figuras 2 e 3.




Elementos Refletores ou Radiais

Pegue um dos tubos de alumínio de 112,6 cm e fixe-o, através de 2 parafusos em U ou braçadeiras, na chapa de alumínio quadrada de 10 x 10 cm na mesma face onde estão fixados o elemento irradiante e o conector coaxial, porém no lado oposto à este. Não esqueça de deixar este tubo bem centralizado, ou seja, 56,3 cm para cada lado.
Na face de baixo, fixe, também por parafusos bem fortes, a chapa em L de ferro ou aço (fig. 1-E). A parte menor fica parafusada na base da antena e a maior servirá para fixar toda a antena no cano de suporte. Atente para o fato de que este suporte deverá fazer com que o cano de suporte fique bem centralizado na chapa da base da antena.
Pegue o último tubo e fixe-o na face inferior da base, passando ortogonalmente por dois lados oposto e pelo tubo radial superior, de forma que os dois tubos radiais façam uma cruz (90º).
– Linha de Alimentação

Cabo coaxial de 50  ohms  no comprimento adequado, com o conector coaxial macho soldado na extremidade (fig. 2) que vai conectar na antena e outro conector na outra extremidade, adequado ao seu rádio-receptor.

Figura 4 – Detalhes da soldagem do conector coaxial ao cabo de alimentação
1.   Descasque 3 cm da ponta do cabo. Não dobre a malha, o dielétrico (isolante) nem o fio “vivo”. Corte 2,2 cm da malha. Corte 2 cm do dielétrico.
2.   Coloque a parte externa do conector no cabo. Rosqueie a parte interna no cabo até fixar bem, de modo que a malha fique aparecendo nos orifícios do conector e a ponta do “vivo” também apareça no pino central. Solde a malha no corpo do conector através dos orifícios e também solde o “vivo” no pino central. Cuidado para não usar solda em demasia.
Rosqueie a parte externa na parte interna do conector



– Instalação

Fixe o cano suporte da antena na parte mais superior da casa ou prédio. A base tem que ser bem cimentada ou fixa por grandes grampos ou braçadeiras em U. Lembre-se de que este suporte deverá suportar ventos bem fortes.
No topo deste cano fixe, por braçadeiras em U, o suporte em L da base da antena. Se a antena ficar muito flexível, é aconselhável fixá-la por intermédio de estais, que constarão de cordinhas de nylon, amarrados no mastro, perto da base da antena e em pontos distantes do telhado ou outros pontos de fixação.
Rosqueie o conector macho da linha de alimentação no conector fêmea da antena. Pegue esmalte de unhas e passe por toda a superfície do conector, do fio soldado, do terminal e de uns 5 cm da base do elemento irradiante, para dificultar a oxidação. Amarre com fio de nylon o cabo coaxial no cano suporte da antena, para que ele não fique balançando com o vento. Conecte a outra extremidade do cabo ao rádio receptor e teste.




3 comentários:

  1. Muito bom a da montagem da torre.
    foi de grande valia, abraço!Fábio

    ResponderExcluir
  2. muito vou tentar fazer uma .abraços...
    vicent.

    ResponderExcluir
  3. Ola eu nao conseguir ver as imagens ,mas isso nao é o caso eu gostaria de saber o seguinte : se pegar uma antena 5/8 de vhf (144a148)radioamador) antena movel e colocar em um conector e colocar 4 radiais (preciso saber tamanho) poderia ser usada em estaçao base . sera que pode me dar umas dicas ficarei muito grato . Paulo pu2pnt

    ResponderExcluir