quarta-feira, 1 de junho de 2011

Faixa Dos 40 Metros - 6.100 Khz - 7.800 Khz

A faixa dos 40 metros ou banda dos 40 metros é muito conhecida entre os radioamadores veteranos. A partir Das 16:30 Horário de Brasília é possível ouvir broadcastings De Outros países Inclusive Chineses ,Coreanas e também Inglesas. É uma faixa bem ouvida e usada pela maioria dos radioamadores existentes com prefixos de PY, também muito corujada por qualquer pessoa através de um simples rádio de ondas curtas comercial por exemplo esses que tem no Mercado Livre . Eis a faixa que é mais compartilhada com outros serviços. Não é raro se encontrar estações comerciais, clandestinos e estações broadcast de até 500 Kw operando neste local. Um problema para os radioamadores, mas também um indicador de como está  a propagação. Uma estação de broadcast é um indicador seguro muitas vezes. Durante o dia, 40 metros é uma banda de alcance médio, até 2000 Km, mas a noite, nos é possível contatar qualquer parte do mundo e v/c não precisa de 500 Kw.  




 transvert

40 metros é a faixa mais importante para todo tipo de concurso, muitos radioamadores possuem todos os países do mundo trabalhados nesta faixa. Durante o dia, temos as rodadas, durante a noite temos muitas redes de DX tentando trabalhar estações de outros países operando em split, como alternativa para fugir das broadcast e de outras interferências. A maioria das estações de radioamador da região 2, estão limitadas à freqüência de  7000 a  7100. Muitos radioamadores dos EUA como exemplo, não podem operar abaixo de 7100,  por isso  quando tentamos lograr êxito em um cq dirigido aos Estados Unidos, devemos chamar em split, com a escuta acima de 7100, entre as broadcastings. Em cw e modos digitais o procedimento para os EUA devem ser como nas demais bandas.  Claro que muitos comunicados dx podem ser feitos com uma antena dipolo bem instalada nesta faixa, porém, devido as condições terem variado muito nos últimos anos, com aumento  brutal de ruídos, uma antena direcional de 2 elementos dará uma grande ajuda para os DX e também para os contestes. Antenas verticais simples  podem ser usadas com grande sucesso. 


 Broadcast (do Inglês, "transmitir") ou Radiodifusão é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática.

Um comentário:

  1. Banda dos 40 metros minha praia, tenho 2 transvert, sou apaixonado por radioamadorismo.
    meus parabéns pelo blog
    Forte abraço.
    Jonas

    ResponderExcluir