sábado, 23 de abril de 2011

CABO COAXIAL


O cabo usado para a instalação de um rádio transmissor é tão importante como a antena e o rádio, pois sua qualidade, sua forma de instalação e o seu tipo influencia diretamenta a potência de saída em wats do seu rádio. A sua medida deve ser calculada conforme postagem anterior ( Medindo o cabo para PX ) e abaixo uma tabela para saber qual a perda de potência com cada tipo de cabo.




O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. O cabo coaxial é constituido por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.
O cabo coaxial é constituido por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem, o que permite transmissões de frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.
O cabo coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão por causa de sua blindagem adicional, que o protege contra o fenómeno da indução, causado por interferências elétricas ou magnéticas externas. Essa blindagem constitui-se de uma malha metálica (condutor externo) que envolve um condutor interno isolado.
O cabo coaxial é utilizado nas topologias físicas em barramento. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.
  • A malha metálica condutora é constituída por muitos condutores:
  • A malha é circular e metálica para criar uma gaiola de Faraday, isolando deste modo o condutor interior de interferências, o inverso também é verdadeiro, ou seja frequências e dados que circulam pelo condutor não conseguem atingir o exterior pelo isolamento da malha e deste modo não interferindo em outros equipamentos.
  • A blindagem eletromagmética é feita pela malha exterior.
  • Quando as frequências em jogo são elevadas, como é o caso de transmissões de uma rede informática, condução passa a ser superficial. Para aumentar a superfície de condução, a malha condutora é constituída por múltiplos condutores de secção reduzida e a área da superfície de condução é o somatório da superfície de cada um desses pequenos condutores.Dimimui-se assim a resistência da malha conductora.
O cabo coaxial é usado em diferentes aplicações:
A principal razão da sua utilização deve-se ao fato de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir , por fenômenos de IEM ( Interferência Electromagnética).

O cabo coaxial geralmente são usados em multiplas aplicações desde áudio até as linhas de transmissão de frequência da ordem dos gigahertz.A velocidade de transmissão é bastante elevada devido a tolerância aos ruidos graças à malha de proteção do cabo coaxial.
O cabo coaxial é usado em diferentes aplicações:
  • Ligações de aúdio
  • Ligações de rede de computadores
  • Ligações de sinais radio freqüência de - rádio e TV (transmissores e receptores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário