segunda-feira, 30 de maio de 2011

GÍRIAS DO PX

   Falar em rádio PX é falar com gíria, seja em qualquer lugar, essas gírias variam conforme as regiões aos usuários como caminhoneiros, barcos de pesca, operadores bases, etc...
   Não existem regras e gíria correta, elas vão conforme o operador (macanudo), mas aquele que modular sem fazer o uso dessas gírias vai ser reconhecido como novo na faixa do cidadão, o que nunca devera ser dito são gírias que possuam palavras de baixo calão, um radioamador é educado e procura fazer amigos.

Confira algumas gírias

domingo, 29 de maio de 2011

O QUE É SQUELCH

O Squelch é um ruído conhecido como randômico (qualquer sinal abaixo de 0,3 microvolts), gerado dentro do próprio rádio, que serve de referencial para que o rádio passe a captar sinais acima dele, ou seja, sinais que possuam melhor qualidade de áudio. Portanto, a tecla de controle de squelch funciona como um sintonizador de sinais, à medida em que queremos receber sinais abaixo daquele ruído randômico gerado pelo rádio.

TABELA DE EQUIVALÊNCIA


DIFERENÇAS DE AM E FM









MODULAÇÃO: é a técnica através da qual o equipamento associa a informação à freqüência da portadora.
MODULADOR: dispositivo responsável pela translação (muda determinada freqüência para outra freqüência) associando o áudio à portadora.
DEMODULADOR: recupera a informação original, retirando-a da portadora.

Guglielmo Marconi

      Nasceu em Bolonha, na Itália, em 1874. Filho de pai italiano e mãe irlandesa,sua família era bastante abastada. Estudou em Florença, depois freqüentou oInstituto Tecnológico de Livorno, onde estudou física. Ainda no Instituto, em1894, leu um artigo que chamou sua atenção.
      Heinrich Herz, que deu o nome às unidades hertz e megahertz, descobriu eproduziu pela primeira vez as ondas de rádio em 1888, o referido artigo,sugeria a possibilidade de usar ondas de rádio nacomunicação sem fios.Marconi, fascinado pela idéia, começou a fazer experiências em casa.



Guglielmo Marconi
(1874-1937)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Código “ 10 ”

Nos E.U.A os operadores da Faixa do Cidadão, que atinge a faixa dos milhões, utilizam o denominado código “10”. Este código não é oficialmente permitido pela ANATEL.
   Damos aqui, a título de contribuição e também pode suceder que nossos operadores, em viagem, principalmente em embarcações e veículos, entrem em território norteamericano ou outros países que adotem o código “10” e precisem deste para operar.
   Repetimos que no Brasil, nas comunicações da Faixa do Cidadão, só é permitido o uso de linguagem clara ou o código “Q”.

Confira o código

A Lei da Antena

   O Diário Oficial da União, do dia 31 de Dezembro de 1973, publicou a Lei de número 6.016, que altera dispositivos do decreto lei que institui o Código Penal Brasileiro. A Lei, apesar de ser de 1973, não teve a divulgação que se esperava. Vem ela proteger todos aqueles que operam radiotransmissão, contra os maus vizinhos, que tentam impedir a instalação de antenas em prédios de apartamentos, ou se queixam de TVI (interferência em aparelho de TV, que não possui filtros determinados pelos técnicos que o planejaram, ou então pela falta do fio-terra nos mesmos, ou ainda por instalação mal feitas de suas antenas. Os radioamadores e PX que tenham problema semelhantes, garantam-se com a página de nº 13.539, do Diário Oficial da União, daquela data, que diz textualmente: LEI nº 6.016, de 31 de Dezembro de 1973: Altera dispositivos de decreto LEI nº 1.004, de 31 de Outubro de 1969, que instituiu o Código Penal Brasileiro. Art. 19---.
   O Código Penal instituído pelo Decreto Lei nº 1.004, de 31 de Outubro de 1969, vigorará com as seguintes alterações: Art. 298 (renumeração para o Art. 295) interromper ou perturbar serviços de telecomunicações, impedir ou dificultar sua instalação: PENA – Detenção de 1 a 3 anos, e pagamento de 5 a 10 dias-multa. Art. 69 – Esta lei entrará em vigor no dia 01 de Julho de 1974, exceto quanto o Art. 2º, cuja a vigência será a partir de sua publicação.

sábado, 21 de maio de 2011

COMO FAZER UM QSO

*Antes de fazer uma chamada geral, certifique-se de que a QRG está desocupada, escute uns 6 minutos antes de fazer a chamada geral
 * Exemplo de Chamada Geral:
“Atento Freqüência. Atento Freqüência dos 11 metros, Px5 B 7344, QRA Vilson, da cidade de Joinville, Santa Catarina, agradece a contestação com um bom dia (boa tarde ou boa noite) ”
* Tente esta chamada 3 vezes, aguarde até ser contestado
* Quando for contestado, sintonize seu equipamento na QRG do colega afim de facilitar sua recepção;
* Inicia-se então o QSO, você não poderá ultrapassar os 3 (três) minutos sem dar espaço de câmbio, e anunciar seu indicativo;
* Procure falar em linguagem clara e objetiva;
* Se no meio de um bate-papo você escutar a palavra “Brake”*, anuncie ao colega e dê preferência, pode ser alguma emergência, porque a palavra “Brake” é sempre usada em caso de comprovada emergência;
* Dê espaço entre câmbios. Outras pessoas podem estar querendo conversar com você e adentrar em uma conversa é um direito de todos;
* Seja humilde, mostre que você é iniciante na Faixa do Rádio Cidadão, pois sempre encontrará alguém para lhe ajudar;
* Nunca deixe a freqüência ou mude de QRG no meio de um QSO, pois é deselegante e falta de educação com o colega;

baixar manuais de rádios

sábado, 14 de maio de 2011

O Blog Rádio Comunicação completa 1 Mês hoje.

Este blog completa hoje um mês!
A todas essas pessoas que tem me visitado, em especial aquelas que me seguem,  meus sinceros agradecimentos. 
Um agradecimento muito especial a minha principal incentivadora, aquela que me ajudou a criar  o blog, minha esposa Regiane.
Espero poder melhorar a cada dia.
Obrigado a todos!
Tenham uma semana abençoada! 
 


FREQUÊNCIAS DOS CANAIS DOS APARELHOS DE TELEVISÃO

As transmissões analógicas dos canais de tv aberta são feitas em portadora de vídeos e portadora de som, e são em VHF e UHF, aqui no Brasil os canais dos aparelhos de TV tem um padrão de frequência, as transmiões dos canais variam conforme o município.
Exemplo: Registro, sp a tv Tribuna (Globo) é transmitida no canal 26 (542mhz a 548mhz) UHF, assim como todos os outros são transmitidos em UHF, mas em outros municípios eles podem ser transmitidos em VHF que são os canais que vão do 01 ao 13.
Comfira na tabela abaixo



domingo, 8 de maio de 2011

O QUE SÃO ONDAS CURTAS ?



Quem nunca ouviu falar em ondas curtas, pelo mesno uma vez todo mundo já ouviu, mas afinal o que são as tais ondas curtas?
Onda Curta, é uma onda que opera na gama de frequência dos 3000kHz a 30.000 kHz (3-30 MHz). Em Rádio, a onda curta corresponde a alta frequência obtida pela relação inversa entre a a frequência e o comprimento da onda, é por isso denominada "ondas curtas" , porque os seus comprimentos de onda são mais curtos do que os da onda longa, o comprimentos utilizado no início das comunicações de rádio. HF (Alta Frequência) é um nome alternativo para onda curta de rádio.
As ondas curtas representam importante papel nas transmissões de rádio tanto para radiodifusão, como para fins utilitários (comunicações com aviões, embarcações, etc) civis, militares ou comerciais. Devido à característica do comprimento de onda, as transmissões em ondas curtas podem se propagar até grandes distâncias, através de saltos onde há a deflexão nas camadas da ionosfera.
A propagação das transmissões de rádio em ondas curtas estão sujeitas à fenomenologia própria das camadas ionosféricas.


 

sábado, 7 de maio de 2011

CHAVEAMENTO DE FREQUÊNCIA CTCSS

Em telecomunicações, CTCSS (Acrônimo para o inglês: Continuous Tone-Coded Squelch System) é um cicuito que é usado para reduzir a interferência para outros usuários em um canal compartilhado de rádio comunicação. Onde mais de um grupo de usuários está no mesmo canal (chamado co-usuários), o CTCSS filtra outros usuários, se eles estiverem usando um tom CTCSS diferente ou nenhum CTCSS.
Ao invés de receber qualquer sinal de audio, o rádio receptor irá receber apenas quando houver a presença de um sinal E do tom CTCSS correto. Funciona como o uso de uma fechadura em uma porta. Um rádio sem CTCSS irá reproduzir qualquer sinal, enquanto um com CTCSS ignora qualquer sinal com exceção dos sinais codificados com o tom CTCSS correto.

Exemplo

Como um exemplo simples, imagine uma frequencia de rádio que é compartilhada por uma pizzaria e um hospital. Os rádios convencionais sem CTCSS, ouviriam todas as transmissões dos dois grupos. O hospital teria que houvir os pedidos de pizza, e a pizzaria teria que ouvir os doutores sendo chamados para as cirurgias. Se ambos estivessem usando CTCSS, unidades de cada grupo ouviriam apenas os rádios de seus próprios grupos. Isso reduziria mensagens cruzadas e a distração de transmissões desnecessárias.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

05 de Maio - Dia Nacional da Comunicação


No dia 05 de maio é comemorado o dia das comunicações, data de nascimento de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país.
Comunicar é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma ideia, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto.
Para que aconteça a comunicação, é preciso que existam três elementos essenciais: um emissor, um receptor e a mensagem a ser transmitida. Durante a conversa as pessoas trocam os papéis, passam de emissores para receptores o tempo todo.
Um dos elementos principais para a comunicação foi a invenção de Gran Bell, o telefone. Antes dele, as pessoas enviavam mensagens através de cartas ou de mensageiros , essas demoravam muito para chegar.
Os avanços tecnológicos facilitaram muito a vida moderna e têm auxiliado na transmissão das informações, onde as mesmas acontecem de forma mais rápida e eficiente. Hoje em dia, além da comunicação pessoal, podemos nos comunicar por bip, celular, pager, e-mail, recursos de comunicação eletrônica. Os sites de conversas possibilitam que as pessoas se comuniquem de qualquer lugar do mundo, no mesmo momento. Não podemos esquecer a importância dos jornais e revistas, que também levam informação às pessoas.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

COMO CONSTRUIR UMA ANTENA VHF

Vou mostrar como construir uma antena para vhf  1/4 de onda caseira, se quiser que ela seja de 1/2 onda ou 5/8 é só fazer o cálculo baseado no post CONSTRUINDO UMA ANTENA ou COMPRIMENTO DA ONDA e dividir o tamanho da onda pela sua escolha.