quarta-feira, 20 de abril de 2011

Procedimentos para a rádio comunicação

  • Rádios VHF: Estas rádios usam VHF (Very High Frequency) e são utilizados para comunicação entre distâncias curtas. Uma definição geral é que estes tipos trabalham sob o método da Linha de Visada, o que significa que o dispositivo transmissor deve virtualmente ver o dispositivo receptor e não deve haver obstáculos entre eles, tais como edifícios altos, montanhas, etc. Você:  Papa Novembro Um , Papa Novembro Um , aqui é Papa Novembro Nove. Câmbio!
  • Rádios HF: Estes rádios transmitem sinais em High Frequency, são para distâncias mais amplas, e podem mesmo comunicar-se com estações a milhares de quilômetros de distância. Neste artigo iremos discutir as regras da boa utilização dos rádios, especialmente para rádios VHF.
  • Compreendendo e se familiarizando com a etiqueta na rádio comunicação. A linguagem internacional de rádio comunicação é em Inglês, exceto nos casos em que você está licenciado para falar em algum outro idioma. Utilizar o rádio não é como falar ao telefone, é um diálogo em duas vias, ou seja, você não pode falar e ouvir ao mesmo tempo, ou em quebrar a conversa. NUNCA interrompa outras pessoas falando. Pacientemente espere que termine, salvo se for uma emergência, caso em que você deve informar as outras partes que você tem uma mensagem muito urgente de emergência. Não responda a outros chamados se você não tiver certeza que são para você. Nunca transmita informações sentimentais, confidenciais, financeiras e militares em um rádio comunicador, poderiam ser ouvidas por qualquer pessoa na mesma frequência.
  • Sempre realize checagens e garanta que o rádio está em boas condições de funcionamento. Assegure-se que está ligado, e a bateria está carregada. Mantenha o volume alto o suficiente para ser capaz de ouvir qualquer chamada, e faça regularmente checagens com outras estações de rádio, para se certificar que tudo esteja funcionando perfeitamente. 
  • Decore os sinais e locais das estações de rádio de outras pessoas com quem você possa se comunicar. Em rádio comunicação vocês não são chamados pelo seu nome. Todo mundo tem seu próprio e único indicativo de chamada. Cuidado se ouvir sinais de chamadas não autorizadas na rede, informe imediatamente à sala de rádio.
  • Pense antes de falar. Decida sobre o que você vai transmitir e para quem se  destina. Torne conciso, preciso e claro o mais possível, e evite usar frases longas e complicadas. Não use abreviações ou frases feitas. Se necessário, anote sua mensagem antes de transmiti-la. Se a mensagem for longa, divida em mensagens curtas mais compreensíveis.
  • Para chamar uma estação, primeiro escute para se assegurar que o canal está livre para você. Pressione o botão PTT (Push-to-Talk), e depois de 2 segundos dig o destinatário da chamada duas vezes, seguido de "AQUI É" e seu indicativo de chamada. Transmit sua mensagem até que o receptor responda e a comunicação seja estabelecida. Uma típica conversa de rádio seria a seguinte: 
Destinatário: Papa Novembro Nove, prossiga. Câmbio!

Você: (Você agora vai dizer sua mensagem), Está na escuta? Câmbio!

Destinatário: Wilco (significa que sua mensagem foi bem recebida e será respondida). Câmbio!

Você: Papa Novembro Nove, câmbio final!

Observe que no início e no final da transmissão você deve pronunciar o seu indicativo de chamada para que a pessoa saiba com quem está falando. Se você tiver uma mensagem de emergência, e a necessidade de interromper as conversas dos outros, espere até ouvir " câmbio ", e pressione PPF  e chame "BREAK, BREAK, BREAK, aqui é (seu indicativo de chamada), tenho mensagem de emergência para (destinatário da chamada), copiou? Câmbio final! ".
  • Siga as quatro regras de ouro da Rádio conversação.
  • Clareza: Sua mensagem deve ser bastante clara. Fale mais lento do que a velocidade normal, para que as pessoas possam compreendê-lo melhor, não grite.
  • Simplicidade: Sua mensagem deve ser simples para que todos possam entender.                                                                                                                                                                    
  • Brevidade: Sua mensagem deve ser precisa, vá direto ao ponto.
  • Segurança: Siga os procedimentos de segurança, não transmita informações confidenciais por rádio.
  • Decore o alfabeto fonético já que você vai ter que usá-lo em suas conversas.  há uma tabela abaixo mostrando a fonética internacional para o alfabeto.
Comunicar-se através do rádio desta forma pode ser um pouco desafiador no começo, e você vai sentir a adrenalina ao falar como faz normalmente em seu dia a dia de conversas, mas com prática e paciência você pode ser um bom comunicador de rádio.

OBS: Desejo um excelente Feriado prolongado à todos!! Participe das enquetes do blog, caso queira pode deixar seu comentário abaixo, sua participação é muito importante. Tks pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário